A grande maioria dos gestores das empresas Médico/Hospitalares enxergam as glosas como a grande vilã, no entanto quando mergulhamos em uma análise profunda nos processos de faturamento, constatamos que a grande vilã SÃO AS PERDAS INVISÍVEIS.
Elas ocorrem de forma sorrateira: é a sala que foi usada e a taxa não foi cobrada, são os materiais e medicamentos sem os registros devidos, são as altas em horários impróprios, são as mudanças de procedimentos sem autorização, são as agendas mal elaboradas. Estes e outros desperdícios consomem custos, geram retrabalhos e acumulam perdas que ultrapassam os percentuais de qualquer glosa.
Para minimizarmos as perdas invisíveis, algumas ações gerenciais são indispensáveis, tais como:
- gerenciar os processos de faturamento
- sistematizar, informatizar, parametrizar as rotinas e padrões de consumo
- Conhecer os acordos com as operadoras de planos de saúde
- observar a gestão de contas abertas e pacotes
- implantar programas de educação permanente
Para que tais ações sejam efetivadas, torna-se imprescindível compreender o faturamento de forma global e estratégica para melhorar o desempenho financeiro das empresas de saúde.
Por: Jose Alberto Muricy