Gerenciar o faturamento com foco nos processos relacionados ao “ciclo da conta”, possibilita aos prestadores de serviços maior eficácia e rentabilidade, através da otimização do tempo de entrega das faturas e a melhoria da qualidade da conta.
Para que o processo seja gerenciado eficazmente, alguns pontos são fundamentais, como: diligenciamento do tempo de tramitação das contas, identificação dos gargalos no ciclo da conta, monitoramento das datas de entregas das faturas, parametrizações contínuas das regras, tabelas e rotinas, utilização plena dos sistemas, auditorias in loco, treinamentos permanentes, entre outros.
Alguns pontos são vitais para que os objetivos sejam alcançados. Entre eles devemos destacar dois: o primeiro é a importância do envolvimento de todos os setores e pessoas que compõem o processo de faturamento que se inicia na marcação e só termina no contas a receber, passando pelas recepções, equipes médicas, enfermagem, suprimentos, auditorias e faturamento. O segundo está relacionada a imprescindível necessidade da disseminação das informações de forma transparente, clara e direta.
Desenvolver ações planejadas e efetivas nos processos relacionados ao ciclo da conta, possibilitará as empresas do setor de saúde, desempenho eficaz e a consequente racionalização das GLOSAS e perdas invisíveis.
Por : José Alberto Costa Muricy